Notícias


 
Receba a nossa newsletter

Receba a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da webAula

 

Buscar conteúdos

Pesquisa Avançada

Blog

Da webAula

Mobile learning, ou m-learning, é uma modalidade da educação a distância (EAD) que se apropria de dispositivos móveis para a realização de atividades educacionais. Na prática, trata-se do uso de aparelhos, como smartphones, celulares e tablets para estudar conteúdos otimizados para tais plataformas.

O constante aumento na venda de dispositivos móveis no Brasil e no mundo impacta o nosso comportamento em diversos campos, inclusive na educação. Nesse contexto, o m-learning, atrai a atenção de empresas, instituições de ensino e alunos.

Quais as metodologias mais comuns para m-learning?

Aplicativos – desenvolvidos sob medida para dispositivos móveis, podem combinar questionários interativos, conteúdo multimídia e mecanismos de interação entre os usuários.

Videoaulas – gravadas em estúdio, geralmente de curta duração, especialmente para consumo em telas menores e em pequenos intervalos de tempo. O fornecedor pode disponibilizá-las apenas on-line, o que limita o acesso, ou em modo off-line.

Livros digitais – podem ser simples arquivos estáticos em PDF ou explorar ao máximo os recursos multimídia disponíveis em dispositivos móveis, incluindo à leitura vídeos, áudios, hiperlinks, etc. 

Gamification – jogos digitais completamente voltados à educação, que aproveitam mecanismos diversos, como personagens, pontuação, prêmios e níveis de dificuldade, a fim de dinamizar o processo de aprendizagem.

Redes sociais acadêmicas – disponíveis em dispositivos móveis por meio de aplicativos, possuem funcionalidades semelhantes a esses, mas com foco principal na interação entre os usuários.

Cursos e-learning – treinamentos desenvolvidos de acordo com padrões de mobilidade, como adaptação a telas pequenas, que funcionam a partir de ambiente virtual de aprendizagem também otimizado para mobile.

A utilização do mobile learning no ambiente profissional e no acadêmico demonstra que patrões e professores já enxergam o potencial dessa modalidade. Em vez de combater a incorporação dos dispositivos móveis, aproveitam-se deles para melhorar o desempenho de colaboradores e alunos. 

Quem ainda acredita que m-learning é coisa do futuro, está enganado, pois a modalidade já se difunde pelo mundo. Certamente, o que o tempo trará ao m-learning serão níveis mais altos de maturidade e qualidade das soluções educacionais adaptadas para a mobilidade. 

 

Procurando por Alguma Coisa?

Sobre a webAula

Produtos e Serviços

Conteúdo

Gestão

Consultoria

Acontece

Notícias

Clipping

 

Palestras Gratuitas

Palestras Virtuais

 

Sites da webAula

Loja de cursos on-line

Unidades webAula
Parceiros de Venda
Av. do Contorno, 8471, 2º andar. Gutierrez.
Belo Horizonte, MG. Brasil. 30.110-059
+ 55 (31) 2129-0550
SHCGN 712/713, Bloco B,
Edifício Francisco Morato, Lojas 22 e 28, Asa Norte.
Brasília, DF. Brasil. 70760-620
+ 55 (61) 3038-3200
Av. São José, 40, 4º Andar. Centro
Rio de Janeiro, RJ. Brasil. 20.010-020
+ 55 (21) 3512-9978
Av. Paulista, 2300, andar pilotis. Condomínio São Luiz.
São Paulo, SP. Brasil. 01.310-300
+ 55 (11) 3512-9977
  • facebook
  • twitter
  • linked in
  • you tube
  • rss

© Todos os direitos são reservados e licenciados pela webAula. 1999 - 2018.