Notícias


 
Receba a nossa newsletter

Receba a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da webAula

 

Buscar conteúdos

Pesquisa Avançada

Blog

Há algum tempo, vem crescendo o número de organizações, de diversos portes e segmentos, que empregam a metodologia de Big Data Analytics como ferramenta de apoio estratégico.

A Big Data Analytics é um trabalho analítico de grandes volumes de dados, que são coletados, armazenados e interpretados por softwares de altíssimo desempenho, com o  objetivo de melhorar seus processos de trabalho e adquirir insights valiosos acerca das tendências de mercado, comportamento dos consumidores e suas expectativas.

Dessa forma, a tecnologia da informação vem exercendo protagonismo inegável na formação estudantil, potencializado novas opções à configuração tradicional do trabalho em sala de aula e seus horizontes.

Para empresas e instituições de ensino que já utilizam o ensino a distância, a Big Data se destaca ainda mais, principalmente pela sua versatilidade. 

Por meio do LMS, é possível saber, por exemplo, as seções em que os alunos gastam mais tempo, as páginas mais visitadas, os conteúdos complementares com alto índice de downloads e outros detalhes determinantes para ilustrar a experiência de aprendizagem.

Com todas as informações geradas diariamente por sistemas e-learning, é possível montar um imenso banco de dados, cruzando notas, faltas, histórico escolar, desempenho do aluno em cada disciplina, tipos de respostas em cada atividade, entre outras informações. O resultado de todos esses indicadores podem servir como guia para o assunto e abordagem dos próximos conteúdos, mostrando o que se deve tratar com mais ênfase, qual assunto deve ser aprofundado e quais atividades mais despertam a atenção dos colaboradores e alunos, entre outros direcionamentos. 

A função da Big Data em EAD abre portas para transformar processos que vão da concepção dos projetos à mensuração de resultados. Gestores e-learning possuem informações à disposição e conseguem, de certa forma, prever o comportamento do aluno.

Seja nas universidades e cursos preparatórios, seja em treinamentos corporativos, estamos vivendo a era da Big Data na educação e no ensino a distância, e não há como ignorar essa transição do off-line para o on-line, uma vez que esta metodologia capta falhas e deficiências nos modelos de ensino tradicional.

Gostou do texto? Compartilhe! 

Quer saber mais sobre o assunto?  

Leia: 

Big Data leva ensino personalizado a mais alunos 

Big data aplicado ao EAD transforma processo de aprendizagem

 

Procurando por Alguma Coisa?

Sobre a webAula

Produtos e Serviços

Conteúdo

Gestão

Consultoria

Acontece

Notícias

Clipping

 

Palestras Gratuitas

Palestras Virtuais

 

Sites da webAula

Loja de cursos on-line

Unidades webAula
Parceiros de Venda
Av. do Contorno, 8471, 2º andar. Gutierrez.
Belo Horizonte, MG. Brasil. 30.110-059
+ 55 (31) 2129-0550
SHCGN 712/713, Bloco B,
Edifício Francisco Morato, Lojas 22 e 28, Asa Norte.
Brasília, DF. Brasil. 70760-620
+ 55 (61) 3038-3200
Av. São José, 40, 4º Andar. Centro
Rio de Janeiro, RJ. Brasil. 20.010-020
+ 55 (21) 3512-9978
Av. Paulista, 2300, andar pilotis. Condomínio São Luiz.
São Paulo, SP. Brasil. 01.310-300
+ 55 (11) 3512-9977
  • facebook
  • twitter
  • linked in
  • you tube
  • rss

© Todos os direitos são reservados e licenciados pela webAula. 1999 - 2017.